quarta-feira, 4 de maio de 2011

Você pode melhorar sua saúde



    Sempre estou de olho na minha saúde e gosto muito de ler sobre saúde e bem estar, hoje li um artigo que achei interessante, simples e bem instrutivo, fala sobre cuidar bem da saúde vou citar alguns trechos para que todos tirem um bom proveito.
    Alias, ricas ou pobres, poucas pessoas percebem como seus hábitos afetam a saúde. A maioria talvez ache que ter boa saúde não depende muito de si mesmas ou é uma questão de sorte. Pensar assim impede muitas de cuidar da saúde e de ter uma vida mais produtiva.
    Independente da condição financeira, existem passos básicos que você pode dar para proteger e melhorar bastante sua saúde e da sua família.
    Por palavras e ações, os pais podem ensinar os filhos a criar bons hábitos, que resultarão numa saúde melhor. Tempo e dinheiro gasto nesse empenho valerão a pena, pois reduzirão o sofrimento, despesas médicas e tempo gastos em tratamentos. Como diz o ditado : "É melhor prevenir do que remediar."
    Cinco passos básicos que ajudaram muitos e podem ajudar você.



1. ALIMENTE-SE BEM.
"Coma comida. Não muita. Principalmente vegetais"
    Coma alimentos frescos. Substitua os modernos alimentos por comida de verdade. Alimentos pré-cozidos industrializados e os fast-food geralmente contém níveis altos de açúcar, sal e gordura, contribuindo para problemas cardíacos, derrame, câncer e outras doenças graves. Em vez de fritar, cozinhe, asse ou grelhe os alimentos. Diminua o sal e compense com ervas e temperos. Coma carne bem cozida e nunca ingira alimentos estragados.
    Não coma demais. No mundo inteiro tem registros de pessoas acima do peso e obesas, em geral porque comem demais. Crianças obesas correm risco de desenvolver, a curto ou longo prazo, problemas como diabetes. Pais, deem um bom exemplo por comerem com moderação.
    Coma principalmente vegetais. Numa refeição balanceada, a proporção de frutas, legumes, verduras e grãos integrais deve ser maior que a de carne e carboidratos. Substitua carne vermelha por branca uma ou duas vezes por semana. Diminua a quantidade de refinados, como pão, arroz e macarrão. Pais, protejam a saúde dos seus filhos por ensiná-los a gostar de alimentos saudáveis. Em vez de darem salgadinhos e doces, deem castanhas, frutas e legumes fresco e bem lavados.
    Ingira bastante líquido. Precisamos beber bastante água ou líquidos não adocicados todo dia, principalmente em dias quentes e durante uma atividade física. Esses líquidos eliminam as toxinas do corpo, melhoram a pele e ajudam na digestão e perda de peso. Evite excesso de bebidas alcoólicas ou adocicadas.
    Em alguns países água potável é difícil e raro. Segundo estatísticas, 4 mil crianças morrem por dia por causa de água suja, sendo mais mortífera que guerras e terremotos.



2. CUIDE DO CORPO
"Ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e cuida dele"
     Descanse o suficiente.  O sono é essencial para a boa saúde. Pesquisas mostram que durante o sono o corpo e o cérebro se recuperam, beneficiando a memória e o humor. O sono fortalece o sistema imunológico e reduz o risco de infecções, diabetes, derrame, doenças cardíacas, câncer, obesidade, depressão e talvez até mal de Alzheimer. Dormir é importante principalmente quando estamos doentes. Nosso corpo pode combater algumas doenças, como resfriados, quando dormimos.
    Cuide dos dentes. Escovar os dentes e passar fio dental ajuda a evitar cáries, doenças gengivais e perda de dentes.
    Vá ao médico. É importante procurar ajuda médica mesmo para doenças aparentemente simples. O tratamento é mais eficaz e mais barato quando o diagnóstico é precoce. Check-ups regulares podem previnir muitos problemas.



3. FAÇA EXERCÍCIOS.
"Se fazer exercícios fosse um comprimido, seria o remédio mais receitado do mundo"
    Esforce-se. Ter uma rotina de atividades físicas nos ajuda a ser mais felizes, pensar com mais clareza, ter mais disposição, ser mais produtivos e controlar o peso, se for acompanhada de alimentação adequada. Os exercícios precisam ser regulares e moderados para surtir efeito.
    Correr, caminhar, andar de bike e praticar um esporte, pode melhorar sua resistência e ajuda a evitar um ataque cardíaco ou derrame. Combinados com musculação e ginástica ajuda a fortalecer ossos, músculos, braços e pernas.
    Mexa-se. Exercitar-se faz bem para pessoas de todas as idades. Caminhe em vez de usar carro, ônibus ou elevador, já é um bom começo. Incentivem seus filhos a participar de brincadeiras que exigem atividade física. É sempre bom procurar um médico antes de começar qualquer atividade física.



4. PROTEJA SUA SAÚDE.
"A pessoa sensata vê o perigo e se esconde"
    Mantenha a higiene. O simples fato de lavar as mãos, podem evitar a contaminação de muitas doenças. Acredita-se que 80% das infecções são transmitidas por mãos sujas. Água e sabão são mais eficientes que os higienizadores à base de álcool. Tomar banho todo dia e trocar as roupas pessoais e de cama com frequência contribui para uma saúde melhor.
    Proteja-se de doenças infecciosas. Evite contato físico ou compartilhar talheres e copos com alguém que está resfriado ou gripado. Embora vacinas possam ajudar a previnir algumas infecções, seria bom tomar cuidados ao ter contato com um portador de doença infecciosa. Cuidado com insetos.
    Mantenha a casa limpa. Não deixe acumular água em lugares onde mosquitos possam procriar. Lixo, sujeira, alimentos e resíduos descobertos atraem insetos.
    Previna-se. Respeite as leis de segurança no trabalho e ao andar de bike, moto ou carro. Não se exponha  excessivamente ao sol. Se você fuma, pare agora. Isso diminuirá bastante o risco de doenças cardíacas, cãncer de pulmão e derrame.



5. MOTIVE A SI MESMO E SUA FAMÍLIA.
"Todo homem prudente age com base no conhecimento".
    Continue aprendendo. Aprenda maneiras básicas de melhorar e proteger sua saúde. Tenha a mente aberta e esteja disposto a fazer mudanças simples. Os bons hábitos que você aprender e colocar em prática com respeito a alimentação, limpeza, sono, exercícios e prevenção de doenças provavelmente beneficiarão seus filhos e os filhos deles.
    Criar e manter um estilo de vida saudável não é apenas um questão de pensar em si mesmo. Abandonar antigos hábitos ruins pode ser desafiador, e até mesmo pequenas mudanças em geral exigem forte motivação.
    Os casais precisam se manter saudáveis e fortes para ajudar um ao outro, os pais para sustentar e educar seus filhos e os filhos para cuidar de seus pais ou parentes idosos. tudo envolve amos e preocupação pelos outros.


Até a próxima!!!

Se cuidem bjks Gi