segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os benefícios da cenoura...

    A cenoura trás benefícios para os olhos, a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico. Ainda previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose. A cenoura contém vitaminas B e C. A primeira beneficia o sistema nervoso, a segunda estimula as defesas orgânicas contra enfermidades. Nela ainda contém sais minerais de grande importância para a saúde, tais como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo.
   O iodo é primordial à glândula tiróide que acelera a nutrição, comanda os processos de crescimento, vitaliza toda área cerebral e equilibra o melhor funcionamento de todas outras glândulas.
    O caldo concentrado do cozimento de cenouras, ligeiramente adoçado com mel, cura a afonia e a tosse, combate os catarros, limpa as vias respiratórias e alivia ataques de asma.
    Melhor comer crua, uma opção é ralar, mas sempre na hora que vai comer, nada de guardar para mais tarde, a não ser em dias especiais, que pode temperar, mas tenha o cuidado de deixar na geladeira.
    Fazer sucos na centrífuga, pois a vitamina A, em contato com a luz, perde sua potencialidade, por isso não é aconselhável fazer o suco no liquidificador.
   A maneira que aproveita menos os nutrientes é cozinhando, pois a fervura, principalmente demorada e o vapor, desintegram os nutrientes, sendo que o grelhado é o menos agressivo.
    Entre centenas de receitas com cenoura, esse fim de semana experimentei um suflê que estava uma delicia, por isso resolvi colocar essa receita para vocês também experimentarem. Depois me digam se gostaram....


Suflê de cenoura


Ingredientes


1/2 kilo de cenoura
3 gemas de ovo
3 claras em neve
3 Colheres (sopa) de queijo ralado
1/2 xícara (chá) de leite
sal e pimenta do reino a gosto


Preparação


Cozinhe as cenouras e bata no liquidificador com as gemas, o queijo e o leite. Passe para um pirex e junte as claras em neve, o sal e a pimenta. Asse em forno médio até dourar, por aproximadamente 40 minutos.


Até mais


se cuidem bjks Gi




       

Nenhum comentário:

Postar um comentário