segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Uma receita da década de 1930

    A definição de manjar é aplicada a qualquer substância que pode servir de alimento. Manjar também significa uma iguaria especial, digna dos reis e dos deuses. O que não falta são preparações que ao longo dos anos recebem o nome de manjar, como o Manjar do Anjos preparado com leite e açúcar. O Manjar Imperial com leite, gemas e farinha de arroz. Manjar Suave uma sobremesa com leite, gemas batidas e açúcar. O Manjar Principal com gemas batidas, leite, açúcar, queijo e farinha de pão. Por fim o Manjar Branco, que originalmente era preparado com peito de galinha cozidas, leite, açúcar e farinha de arroz. O manjar branco é uma das mais antigas sobremesas, nasceu no sul da França há mais de mil anos e por muito séculos foi o doce preferido dos reis. Só era preparado em comemorações especiais.
    Mas aqui no Brasil chegou na década de 30 e fez muito sucesso, e faz até hoje.
    Vou postar a receita do Manjar-branco com calda de ameixa.
Ingredientes
1 xícara (chá) de amido de milho
1 litro de leite açúcar
1 vidro de leite de coco
calda
1 xícara (chá) de ameixas-pretas sem caroço
3 xícaras (chá) da água
2 xícaras (chá) de açúcar granulado
 
Modo de fazer
Dissolva o amido no leite frio e adicione o açúcar e o leite de coco. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar.
Despeje na fôrma untada com óleo e passada em água e leve à geladeira até ficar bem firme. Desenforme e sirva com a amixa em calda.
calda
Leve ao fogo as ameixas com 2 xícaras (chá) de água e deixe levantar fervura. Reserve.
Misture a açúcar com a água restante e ferva até obter uma calda em ponto de caramelo claro. Fora do fogo, adicione as ameixas com a calda do cozimento, mexa delicadamente e volte ao fogo até ferver. Utilize fria.
 
curiosidade
O manjar-branco servido antigamente não levava leite de coco e, depois de desenformado, era polvilhado com açúcar e levado ao forno até dourar.
 
É uma delicia....não deixe de provar....
 
Se cuida bjks Gi

Um comentário:

  1. Essa receita é fantástica...bom para quem quer engordar!!!!kkkkk

    http://pedagogiarn.blogspot.com/

    ResponderExcluir