quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Conheça o Farol da Barra

    O Farol da Barra, localizado no bairro da Barra em Salvador, tem uma torre troncónica em alvenaria com lanterna e galeria, 22 metros de altura e pintada com bandas preta e brancas. O farol está construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra.
    No século XVII, o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baía de Todos os Santos em busca de pau-brasil e outras madeiras-de-lei, açúcar, algodão, tabaco e outros itens, para abastecer o mercado consumidor europeu.
No fim desse século, após o trágico naufragio do Galeão Santíssimo Sacramento, capitânia da frota da Companhia Geral do Comercio do Brasil, num banco de areia frente à foz do rio Vermelho, a 5 de Maio de 1668, o Forte de Santo Antônio da Barra foi reedificado a partir de 1696, durante o Governo Geral de João de Lencastre (1694-1702), vindo a receber um farol - um torreão quadrangular encimado por uma lanterna de bronze envidraçada, alimentada a óleo de baleia -, de acordo com o Instituto Grafico e Histórico da Bahia, o primeiro do Brasil e o mais antigo do Continente (1698), quando passou a ser chamado de Vigia da Barra ou de Farol da Barra.
    Foi nessa estreita faixa de areia banhada por mar de águas mansas, que nós passamos o dia. Embora não estava sol, o calor era intenso e a paisagem linda.
São quase duas praias, de tão diferentes. De um lado, o Porto da Barra é uma enseada de águas calmas e cristalinas, que fazem do trecho o mais famoso banho de mar da cidade. A praia do Farol da Barra sinaliza o começo da Baía de Todos os Santos, é o mais recomendado ponto para apreciar o pôr-do-sol de Salvador. Ao contrário da praia do Porto, no Farol o mar é forte e com ondas excelentes para surfistas. Em todo o pedaço estão instalados dezenas de bares, restaurantes, hotéis, casa de shows e outros atrativos para o turista.
    Dessa vez não deu para entrar no farol, era segunga-feira e não abre...aff. Mas la abrica o museu náutico, que guarda histórias e lembranças de navios naufragados na costa baiana.
    Vale a pena visitar.....













No fim o sol saiu...rsrs

o mar me da uma serenidade, alegria e paz interior....
Se cuidem bjks Gi

3 comentários:

  1. Nossa que blog lindo, fiquei maluca! Minha primeira vez por aqui, e venho te convidar para conhecer meu bloguinho e se gostar, ficarei honrada de me seguir.
    Ale
    Http://alequejo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei muito do texto, muito bem organizado, eu não precisava, mais, como não sou tão organizada assim. não pude escrever meu próprio texto no meu trabalho escolar, mais esse texto foi o melhor que achei...! Obrigado...! ( Vou tomar nota 10!!!Ebaaaaa! )

    ResponderExcluir
  3. obrigada Gabyzinha, espero que esse texto te ajude a tirar um 10!!!!!
    obrigada pela visita...volte sempre!!!!

    se cuida bjks gi

    ResponderExcluir