quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dormir é tão importante assim?

    

    Pesquisas recentes indicam que um norte-americano mediano dorme entre sete e sete horas e meia por noite. Em uma noite inteira de sono, você passa por fases chamadas movimento rápido dos olhos a cada 60 ou 90 minutois. Durante essas fases, o cérebro está mais ativo e, segundo pesquisadores, realiza algum tipo de automanutenção. Alguns especialistas dizem que quando o ciclo do sono é interrompido e a pessoa perde o sono, isso tem um efeito cumulativo no corpo. As funções cerebrais são afetadas, resultando em ineficiência e muitos outros problemas físicos.
    Substâncias como a cafeína podem bloquear por pouco tempo o composto químico que indica a necessidade de dormir. Mesmo assim, nosso cérebro possui um mecanismo que provoca o sono quando nosso corpo não dormiu o suficiente, resultando no que é chamado de episódios de microssono. Segundo o Jornal The Toronto Star, "não importa o que você esteja fazendo se estiver em dèbito com o sono, seu cèrebro vai periodicamente entrar no primeiro estágio do sono, que pode durar de 10 segundos a pouco mais de 1 minuto por vez". Imagine que você está dirigindo a uns 50 quilômetros por hora e tem um microssono de 10 segundos. Nesse período, teria percorrido uma distância maior que um campo de futebol. Além disso, sacrificar o necessário sono pode enfraquecer o sistema imunológico, pois é no sono que o corpo produz células T que lutam contra patògenos, isto é, agentes causadores de doenças. Durante o sono o corpo tambémproduz o hormônio leptina, que ajuda a regular o apetite. De fato, o corpo precisa de sono assim como precisa de exercícios apropriados e de boa alimentação.
    Será que o excesso de trabalho está roubando o seu sono, que é tão importante? Que dizer das ansiedades da vida e preocupações financeiras?
    Pense nisso e não deixe nada tirar seu precioso sono. Boa noite!

Fonte Rev. Despertai!



Até mais...

Se cuidem bjks Gi