segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Uma receita da década de 1940

    Dizem que não há doce mais doce que o doce de batata-doce....Será?
    "O doce perguntou pro doce qual é o doce mais doce que o doce de batata-doce. O doce respondeu pro doce que o doce mais doce que o doce de batata-doce é o doce de doce de batata-doce."

    Hoje vou postar uma receita da década de 1940, não sei bem sua historia, mas com certeza vocês ja experimentaram alguma vez na vida, alias é uma receitinha básica feita geralmente pela nossas vovós....rsrs
Uma receita que figura em antigos livros ou cadernos delicadamente decorados por donas de casa de um tempo longínquo. Mas ainda hoje está presente em nossas mesas.
    Certamente lembranças do fogão a lenha, dos tachos das cozinhas simples do interior, de delícias secando ao sol, da fôrma cuidadosa como a comida era  virada sobre o nosso prato, era com toda essa dedicação que era feito o doce de batata-doce, e para nosso bem essa receita é preservada até os dias de hoje.
    Então arregasse as mangas e vamos alegrar e adoçar a boca de todos da família.


Docinho de batata-doce

Ingredientes

500g de batata-doce descascada e picada
500g de açúcar

Modo de fazer

Cozinhe a batata no vapor até que fique bem macia e esprema ou amasse para obter um purê.
Adicione o açúcar ao purê e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter uma massa bem enxuta.
Com o auxílio de 2 colheres de sobremesa, modele os doces, dando o formato desejado. Coloque sobre uma base polvilhada com açúcar e deixe secar em temperatura ambiente de um dia para outro.
No dia seguinte, vire os doces e aguarde mais 4 horas. Depois, coloque-os em saquinhos plásticos, fechando com um laço de fita, aí é alegrar quem quiser com um docinho bem especial.

Até a proxima....

Se cuida bjks Gi