quarta-feira, 8 de junho de 2011

Teve um projeto?.....O sistema de navegação da tartaruga marinha


    Alguns pesquisadores descrevem a migração da tartaruga marinha dos locais de alimentação para os locais de nidificação como "uma das maiores façanhas do mundo animal". Há décadas, esse réptil tem deixado especialistas intrigados.
    Analise o seguinte: A cada período de dois a quatro anos, a tartaruga fêmea vai à terra firme para botar e enterrar na areia seus ovos - que chegam a cerca de cem num único ninho. Após a eclosão, os filhotes vão para o oceano. Daí, eles embarcam numa viagem incrível que, ao todo, pode cobrir uma distância de quase 13 mil quilômetros. Anos depois, as fêmeas adultas voltam para depositar seus ovos exatamente no mesmo local de onde elas saíram do ovo.
    Como as tartarugas conseguem encontrar o caminho? "Parece que elas possuem algum tipo de mapa magnético", comenta o biólogo Kenneth Lohmann. Pesquisas indicam que para se localizar a tartaruga detecta o ângulo e a intensidade do campo magnético da Terra. Essa incrível habilidade capacita esses filhotes pequenos e indefesos a migrar quase 13 mil quilômetros pelo Atlântico, "e elas fazem isso sozinhas, sem precisar seguir outras tartarugas", diz Lohmann.



  Se cuidem bjks Gi

Nenhum comentário:

Postar um comentário