quarta-feira, 20 de abril de 2011

Aracaju / SE

O bondinho que leva para um tour pela orla

Como tinha escrito a tempos atrás eu e meu irmão fomos fazer um mini tour da Bahia até Pernambuco, e um dos lugares que conhecemos foi Aracaju, e que lugar lindoooo!!!!!!
    Chegamos no dia 26/12/2011 de tardezinha, e nosso primo foi nos buscar na rodoviaria, ficamos na casa do amigo dele na praia de Atalaia, a surpresa começa já no caminho atré nossa hospedagem, passamos por lugares lindos, e à noitinha fomos conhecer a praia, a feirinha (que é enorme, por sinal), Praça Fausto Cardoso, o Centro Historico....
    Logo cedo conhecemos a praia, são quase 35 quilômetros de litoral com areias planas e firmes, perfeitas para caminhadas, águas mornas e rasa, ótimas para o banho, além de bares e restaurantes estruturados. Sem obstáculos e com ventos constantes o litoral de Aracaju atrai praticanmtes de Kite Surf.
    O mais belo cartão postal de Aracaju é a praia de Atalaia, famosa e perto do centro, onde estão instalados os melhores bares, restaurantes, casas norturnas e hotéis. Ganhou funcionalidade com a implantação de equipamentos de lazer e de convivência social. Quadras de tênis, parque infantil, fonte luminosa com o balé das águas, lagos, espaço para prática de esportes radicais.

Aracaju é um minicípio brasileiro e capital do estado de Sergipe. Localiza-se no litoral, sendo cortada por rios como o Sergipe e o Poxim. É apontada como a capital com menor desigualdade do Nordeste Brasileiro, como a cidade com os hábitos de vida mais saudáveis do País e a capital com menor índice de fumantes. O topônimo "Aracaju" deriva da expressão indigena "ará acaiú", que em tupi-guarani significa "cajueiro dos papagaios". O elemento "ará" significa "Papagaio" e "acaiú", "fruto do cajoeiro".
É uma cidade com um rico patrimônio arquitetônico repleta de maravilhosos edifícios, templos, palácios, museus, teatros e universidade. Como principais símbolos temos seu Centro Histórico, onde destacamos a Catedral Metropolitana, a Colina de Santo Antônio, que é o ponto mais alto da cidade e lugar com umas das vistas mais lindas de toda a zona, a Ponte Imperador e a Nova Orla, consideradas umas das mais belas do Brasil, também é conhecida por seus excelentes bares, restaurantes e locais de animado ambiente noturno, lugar onde se destaca a Praia Atalaia que conta com todos os serviços necessários. Outros dos seus atrativos são suas populares festas, que atraem no decorrer do ano a milhares de turistas, especialmente no mês de Junho.

História

A história da cidade de Aracaju está fortemente relacionada à da cidade de São Cristóvão, pois era esta a antiga capital da capitania de Sergipe, atual estado de Sergipe. Foi a partir da decisão de mudança da cidade que abrigaria a capital provincial que Aracaju pôde existir e cresceu. Fundada em 1855, foi a primeira capital planejada de um estado brasileiro; seu formato remete a um tabuleiro de xadrez. Todas as ruas foram projetadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para desembocarem no rio Sergipe. Até então, as cidades existentes antes do século XVII adaptavam-se às respectivas condições topográficas naturais, estabelecendo uma irregularidade no panorama urbano. O engenheiro Pirro contrapôs essa irregularidade e Aracaju foi, no Brasil, um dos primeiros exemplos de tal tendência geométrica.

Clima

O clima é quente e úmido, com período chuvoso de março a agosto. A temperatura média anual é de 26 °C e precipitação média anual de 1590 mm.
Os meses mais quentes de Aracaju são: janeiro, fevereiro e março com temperatura média de 27 °C, sendo que a média das máximas são 31 °C e a das mínimas são 25 °C. Já os mais frios são julho e agosto, com temperatura média de 24 °C, a média das máximas não supera os 28 °C, e à noite a temperatura cai para 22 °.

Alguns dos lugares que fui, e vale a pena conhecer....

Centro Histórico O Centro Histórico de Aracaju é o lugar onde localiza-se os monumentos mais importantes da cidade. Merece especial destaque a Catedral Metropolitana, a Igreja de São Salvador, a Ponte do Imperador e a Praça Fausto Cardoso, entre outros.

Galeria Álvaro Santos A Galeria Álvaro Santos situa-se na Praça Olímpio Santos e é conhecida pelas importantes exposições de pintura, desenho, escultura, fotografia e artesanato que se realizam durante todo o ano. Além disso, a galeria desenvolve cursos de pintura, desenho e outras atividades.

Parque Teófilo Dantas O Parque Teófilo Dantas situa-se no centro da cidade, rodeando a Catedral Metropolitana. Conta com um bar e um restaurante, e no seu interior encontramos a Galeria Álvaro Santos.

Parque da Cidade O Parque da Cidade situa-se na Avenida Corinto Leite do Bairro Industrial. Nele destacamos seus lagos, um pequeno zoológico e diferentes áreas esportivas.

Parque da Sementeira O Parque da Sementeira se localiza na Avenida Beira Mar, conta com um parque infantil e um lago onde se alugam os típicos barcos de pedal, os chamados pedalinhos.
Parque dos Cajueiros O Parque dos Cajueiros conta com umas excelentes infra estruturas, quadras esportivas, parque infantil, ciclovia, lojas, bares e restaurantes. Situa-se na Avenida Beira Mar, na Boca do Rio.

Meu irmão, a tia, o primo, o amigo e eu...