quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tenha um conceito equilibrado do trabalho


    Esta é a segunda parte, do texto sobre trabalhar demais, que escrevi na semana passada.
    Nestes tempos de intensa crise econômica, uma das maiores preocupações é ter um emprego estável que garanta o sustento da família. Isso nem sempre é fácil, principalmente quando milhares de trabalhadores estão sendo dispensados. Se você ficou desempregado de repente, o desafio é se esforçar para conseguir outro emprego.
    Mas a vida não se resume em apenas trabalho duro. Um chefe de família disse: " Temos de admitir que ninguém diz no leito de morte: 'Eu gostaria de ter trabalhado mais.'" É claro que ter uma vida satisfatória e significativa envolve arrumar tempo para o trabalho. Mas também é preciso tempo para outras coisas, como família, recreação e espiritualidade.

Tempo para o trabalho e para si mesmo

    Trabalhar longos períodos sem recreação e descanso apropriado pode roubar muitas alegrias da vida. Também pode resultar em graves problemas de saúde.
    A sobrecarga crônica de trabalho tem sido associada a obesidade, alcoolismo, doenças cardíacas, acidentes de trabalho, dependência de drogas, ansiedade, fadiga, depressão e muitos outros problemas relacionados ao estresse. O trabalho em excesso também pode custar a vida. Um relatório calcula que no Japão a quantidade de pessoas que morre por trabalhar demais é igual à quantidade que morre em acidentes de carro - cerca de 10 mil por ano - chamado de karoshi, "morte por excesso de trabalho"- também ocorre em outros países.
    O equilíbrio é essencial. Não deixe que sua profissão se torne sua obsessão. Proteja sua saúde mental, física e emocional por tirar tempo para descansar e aproveitar os frutos de seu trabalho.
   "Devemos trabalhar para viver e não viver para trabalhar", diz um pai de família. Conciliar trabalho com descanso e lazer também ajudará você a cuidar das necessidades de sua família. Mas isso não é fácil, principalmente se tiver contas para pagar.

Os Simpsons - Momento de lazer 1024x768 Papel de Parede Wallpaper

Como conciliar trabalho com família

    hoje muitas famílias têm uma agenda cheia, mas um relacionamento vazio. "O trabalho consome quase toda minha energia, e meus filhos ficam com o que sobra", lamenta uma mãe. Uma pesquisa nos Estados Unidos revelou que 1 em cada 5 adolecentes disse que sua maior preocupação é "não passar tempo suficiente com os pais". Outra pesquisa mostrou que, quando o marido e a esposa trabalham, eles conversam um com o outro em média apenas 12 minutos por dia.
    Cansadas com o aumento da pressão no trabalho, muitas pessoas estão reavaliando suas prioridades e fazendo mudanças.
    Devemos admitir, porém, que muitas famílias lutam para conseguir pagar apenas as despesas básicas do mês. Em alguns casos, o marido ou a esposa tem dois empregos só para conseguir o sustento e, em outros casos ambos trabalham, deixando os filhos com os avós ou em creches.
    Você talvez descubra outras maneiras de conciliar trabalho com as obrigações familiares. O ponto principal é: não abra mão das alegrias da vida familiar por dar atenção demais ao trabalho.
    Tenha certeza de que conciliar o trabalho com a recreação e as necessidades da família lhe trará ricas bençãos.

Se cuidem bjks Gi