Uns apostam que eles são oriundos exclusivamente de Portugual; outros, da Itália, e teriam até influência direta dos árabes. Já de acordo com Troisgros, a sobremesa é um clássico francês. “É uma das primeiras que se aprende na escola de gastronomia por lá”, comenta. “As mais conhecidas são as francesas (surgidas no Brasil na década de 50), a base de claras em neve cozidas em leite saborizado de baunilha. Depois esse leite é resfriado, coado e assim feito um creme de gemas para servir as iles cobertas com caramelo e amêndoas em lâminas tostadas”.
Mais leves e menos calóricos que os doces preparados com gema, os ovos nevados estão cotados para ser um “hit” gastronômico dos últimos anos. É uma mistura de leveza, maestria com um toque de sabor da infância, a textura é de nuvem, me transporta para Portugual de décadas atrás, que eu conheço só pelas histórias.
Ovos nevadosIngredientes:
3 xic.(chá) de leite (600ml)
Casca de 1 limão
4 claras batida em neve
4 gemas
1/2 xic.(chá) de açúcar
1 col.(sopa) de amido de milho
1 col.(chá) de essência de baunilha
Modo de fazer
Em uma panela com boca larga, ferva o leite com a casca de limão. Com 2 colheres de sopa, modele pequenas porções de clara e coloque sobre o leite fervente, em fogo baixo, cozinhando rapidamente. Vire para cozinhar do outro lado e retire com uma escumadeira. Reserve em uma travessa. Repita a operação até terminar a clara.
Junte as gemas previamente batidas com o açúcar e o amido ao leite que restou na panela e cozinhe até engrossar ligeiramente. Acrescente a baunilha e despeje sobre as claras cozidas.
Dica
Caso queira, bata as claras com 1 colher (sopa) cheia de açúcar de confeiteiro e incorpore, sem bater, 1/2 colher (chá) de raspas de limão. Cozinhe como indicado na receita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário