segunda-feira, 11 de abril de 2011

Uma receita da década de 1950

    Como vocês sabem  amo culinaria, não que eu saiba fazer muita coisa, mas gosto de experimentar tudo, desde os sabores exóticos até os simples e hoje vou falar um pouco de uma receitinha que minha tia fez para mim, não me ajudou no meu regime, mas no bem estar sim...rsrs
     Uns apostam que eles são oriundos exclusivamente de Portugual; outros, da Itália, e teriam até influência direta dos árabes. Já de acordo com Troisgros, a sobremesa é um clássico francês. “É uma das primeiras que se aprende na escola de gastronomia por lá”, comenta. “As mais conhecidas são as francesas (surgidas no Brasil na década de 50), a base de claras em neve cozidas em leite saborizado de baunilha. Depois esse leite é resfriado, coado e assim feito um creme de gemas para servir as iles cobertas com caramelo e amêndoas em lâminas tostadas”.
    Mais leves e menos calóricos que os doces preparados com gema, os ovos nevados estão cotados para ser um “hit” gastronômico dos últimos anos. É uma mistura de leveza, maestria com um toque de sabor da infância, a textura é de nuvem, me transporta para Portugual de décadas atrás, que eu conheço só pelas histórias.


    Ovos nevados

Ingredientes:

3 xic.(chá) de leite (600ml)
Casca de 1 limão
4 claras batida em neve
4 gemas
1/2 xic.(chá) de açúcar
1 col.(sopa) de amido de milho
1 col.(chá) de essência de baunilha

Modo de fazer

Em uma panela com boca larga, ferva o leite com a casca de limão. Com 2 colheres de sopa, modele pequenas porções de clara e coloque sobre o leite fervente, em fogo baixo, cozinhando rapidamente. Vire para cozinhar do outro lado e retire com uma escumadeira. Reserve em uma travessa. Repita a operação até terminar a clara.
Junte as gemas previamente batidas com o açúcar e o amido ao leite que restou na panela e cozinhe até engrossar ligeiramente. Acrescente a baunilha e despeje sobre as claras cozidas.

Dica

Caso queira, bata as claras com 1 colher (sopa) cheia de açúcar de confeiteiro e incorpore, sem bater, 1/2 colher (chá) de raspas de limão. Cozinhe como indicado na receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário