segunda-feira, 18 de abril de 2011

Teve um projeto?.....O osso excepcional exemplo de força

    
    O osso tem sido descrito como "uma obra-prima da engenharia no que diz respeito a força tênsil, compressiva e elástica". Por que?
    Analise o seguinte: O esqueleto humano consiste em aproximadamente 206 ossos e 68 articulações. O maior osso é o fêmur, na coxa, e o menor é o estribo, no ouvido. Como o caso de ginastas habilidosos deixa claro, ossos, músculos, cartilagens e articulações podem conferir a um corpo saudável um impressionante grau de flexibilidade e uma variedade de movimentos. "O polegar, por si só, convenceria qualquer pessoa de que o arquiteto do nosso corpo (seja quem for para cada um de nós) tinha de ser um gênio!", diz o Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica Espacial.
    Os ossos também são muito resistentes. "A constituição [deles] é exatamente a do concreto armado", comenta o instituto. "O aço do concreto armado proporciona a força tênsil, ao passo que o cimento, a areia e as pedras garantem a força compressiva. No entanto, a força compressiva do osso é maior até mesmo do que a do melhor concreto armado." "Nós gostaríamos apenas de conseguir imitar essas características", disse Robert O. Ritchie.
    Ao contrário do concreto, osso é uma parte vital de inúmeros organismos vivos. E é dinâmico. Ele consegue se concertar, reagir a hormônios que afetam seu crescimento e desenvolvimento, e até mesmo desempenha um papel fundamental na produção de glóbulos sanguíneos. Além disso, assim como um músculo, vai ficando mais forte à medida que a carga sobre ele aumenta. Assim, atletas têm ossos mais pesados do que pessoas sedentárias.


    Nós somos tão complexos, acho muito interessante como cada coisa em nós tem uma função distinta e ligada uma na outra, complementando o nosso funcionamento.

   Se cuidem bjks Gi


Fonte Rev. Dspertai!