sexta-feira, 11 de março de 2011

Temperos que emagrecem

    Como estou tentando ao máximo fazer um regiminho básico, procuro tudo que possa me ajudar sem eu ter que cortar tudo na minha alimentação, aliás, ninguém merece ficar privada de tudo né, pelo menos um chocolatinho de vez em quando tem que ter...rsrs.
    Acabei achando uns temperos gostosos, que sempre temos em casa, e que de quebra, nos ajudam a emagrecer.....Ameiiii!!!!!
    Vou passar os que achei mais interessantes....

    1.Orégano:
Tem poder de estimular a produção de enzimas responsáveis pela digestão dos carboidratos, além de funcionar como um tônico digestivo. Também é antioxidante e levemente diurético.
Pode ser polvilhado em massas, molho, sopa, dá para acrescentar no suco (bata 1 col./chá de orégano com 200ml de suco de melancia) ou fazer chá (ferva 200ml de água e coloque 1 col/café de orégano. Deixe descansar por 5 min. e coe).


 
    2.Pimenta-caiena:
Supera a pimenta vermelha em capsaicina - substância que sacia, agita o metabolismo e melhora a circulação. Ou seja, a caiena reduz a fome, acelera a queima de calorias e ajuda a eliminar toxinas. Tem ação antioxidante e anti-inflamatória.
Dilua 1/2 col./café de pimenta-caiena em 1 col./sopa de azeite para emperar saladas. No suco, misture 200ml água de coco, com suco de 1 limão, 2 col./chá de mel e 1/2 col./café de caiena.

    3. Anis-estrelado:
O anis pode ser um aliado para, mesmo quem come pouco, sente o estômago pesado. Com substâncias que estimulam as glândulas e a musculatura do tubo digestivo, ele aumenta a produção de saliva e os movimentos peristálticos, aliviando o peso no estômago.
Prepare um chá com erva-doce, gengibre, camomila e hortelã. Coe e acrescente 1 anis-estrelado. Beba 15 min. antes das refeições.

    4. Salsa:
Tem efeito diurético, ajudando a reduzir a formação de gases e o inchaço abdominal. Ainda contém substâncias que favorecem a digestão, limpam o fígado e livram o organismo das toxinas.
Suco desintoxicante, 1 xíc./chá de hibiscus, 1 maçã e 1 col./sobremesa de salsa picada. Bata no liquidificador      e adoce com mel. Também polvilhe a salsa na omelete, salada, sopa.....

    5. Cúrcuma:
Conhecida também como açafrão-da-terra, essa raíz diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura. E, por ser rica em curumina - pigmento amarelo-ouro com alto poder anti-inflamatório e antioxidante -, faz bem para a pele, protege o fígado, facilita a digestão das proteínas e regula o metabolismo.

    6. Canela:
Capaz de amansar a fome, especialmente por doce, ajuda você consumir menos calorias ao longo do dia. Já as substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias da canela melhoram o metabolismo da gordura. Também reduz os níveis de insulina -  hormônio que, em excesso, aumenta a gordura no abdômen.
Faça uma xícara de chá de maçã com canela em pau e beba 15 min. antes das refeições. No café da manhã polvilhe 1 col./café de canela em pó no leite desnatado ou de soja.