sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Teve um projeto?.... O olho do camarão mantis

                                                                                                                                                                                                   


    O camarão mantis, que vive na Grande Barreira de Corais da Australia, tem a visão mais complexa do reino animal. "Ela é impressionante, superando qualquer coisa que nós humanos já tenhamos inventado". Dr. Nicholas Roberts.
    Analise o seguinte: O camarão mantis pode detectar luz polarizada e processá-la de maneiras que os humanos não conseguem. As ondas polarizadas podem se propagar em linha reta ou espiral. Mas,ao contrário das outras criaturas, esse camarão faz mais do que apenas ver a luz polarizada nesses dois formatos. Ele também consegue converter luz polarizada reta em luz polarizada em espiral, e vice-versa. Isso faz com que o camarão tenha uma visão superior.
    Os aparelhos de DVD funcionam de maneira similar. Para processar informações, eles convertem a luz polarizada projetada num disco em movimento espiralado e daí a reconvertem em linha reta. Mas o camarão mantis faz mais do que isso. Enquanto um aparelho comum de DVD apenas converte luz vermelha - ou luz azul, no caso de aparelhos de alta resolução - , o olho do camarão converte luz de todas as cores do espectro visível.
    Os pesquisadores acreditam que, se os engenheiros, se basearem no olho do camarão mantis, será possível desenvolver um aparelho e DVD que leia discos com muito mais informações do que os DVDs de hoje. "O que mais impressiona é a bela simplicidade envolvida nisso, o sistema funciona muito melhor do que qualquer tentiva já feita para criar um aparelho", comenta Roberts.

Fonte Rev. Despertai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário