quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Conheça a MARMOTA


    As marmotas são roedores, têm a aparência de um esquilo mas com dimensões maiores. Vivem em tocas que utilizam para hibernar durante o inverno.


Vigilância e cooperação em familia

    A vida nos prados alpinos não é fácil para a marmota. Os invernos são rigorosos e seu habitat pode ficar bloqueado pela neve por meses. Além disso, predadores no solo e no ar constituem uma ameaça. Por essas razões, a sobrevivência da marmota depende de cooperação, planejamento e vigilância.
    A vida da marmota gira em torno da família. Em geral, ela vive em grupos formados pelos dois pais e seus filhotes. Cada família tem várias tocas - uma para morar e as outras para se esconder quando há perigo. Às vezes, as marmotas escavam suas tocas debaixo de rochas grandes. Essas moradias funcionam como castelos, proporcionando às marmotas pontos de observação e solários para relaxar.
    As marmotas levam a sério a higiene. Para manter a toca principal limpa, usam outra toca como banheiro. Elas constroem uma câmera grande coberta com grama no fundo da toca principal. É nessa câmera segura que as fêmeas dão a luz. Ela também serve de abrigo aconchegante para a família inteira se amontoar durante a longa ibernação do inverno.
    Talvez sua responsabilidade famíliar mais importante seja a de vigiar. Uma marmota adulta atua como guarda enquanto os demais membros da família procuram alimento por perto. Para verificar se existe algum perigo, a marmota às vezes fica sobre as patas traseiras para observar melhor o ambiente ao seu redor. Aves de rapina, raposas e humanos são as principais ameaças. Ela emite um sinal de alarme ao ver esse predadores. É interessante que o sinal de alerta para águias - seu principal inimigo voador - é bem diferenciado. Quando ouvem esse sinal, as marmotas correm para seus abrigos subterrâneos. Num insnte, todas elas somem de vista!
    A obediência é uma questão de vida ou morte, especialmente no caso de marmotas jovens, que são uns dos pratos favoritos da águia-real.


No verão e no inverno

    Nos altos prados onde as marmotas vivem há bastante grama para comer, e o clima no verão é temperado. Quando faz frio, elas tomam sol numa rocha adequada. O calor porém, tras outros desafios, pois elas têm uma pelagem grossa. Por esse motivo, as marmotas costumam ser mais ativas de manhã cedo e no fim da tarde.
    As marmotas hibernam por cerca de seis meses, e algumas espécies por ate nove meses. Durante a hibernação, seu coração chega a bater apenas uma ou duas vezes por minuto, e a temperatura corporal cai para cerca de 5°C. Por isso, durante o verão e o começo do outono, as marmotas comem vorazmente para criar reservas de gordura que durem todo o longo período de hibernação.
    As marmotas jovens são brincalhonas e costumam correr em círculos, perseguindo umas às outras. Marmotas de todas as ídades se cumprimentam encostando o focinho. Os membros da família limpam uns aos outros e ficam bem juntinhos para se aquecer em dias frios.
    As marmotas se preparam para o futuro e estão sempre atentas ao perigo. Talvez famílias humanas possam aprender desses roedores espertos.



   
Fonte Rev. Despertai!

9 comentários:

  1. adorei a marmota! que bichinho mais esperto!!

    ResponderExcluir
  2. é verdade, e nos podemos aprender muito com a marmota...
    obrigada pelo comentario....
    bjks gi

    ResponderExcluir
  3. adorei saber sobre a marmota me ajudou muito no meu trabalho escolar

    ResponderExcluir
  4. fico muito feliz de poder ter ajudado no seu trabalho Isadora espero que tire um 10!!!

    se cuida bjks gi

    ResponderExcluir
  5. eu ainda não vi oq eu queria como elas vivem no inverno

    ResponderExcluir
  6. No outono elas se preparam para hibernar, chegando a pesar 8 Kilos e quando termina o inverno pesam cerca de 4 kilos

    ResponderExcluir
  7. obrigada,me ajudou muito no dever

    ResponderExcluir
  8. obrigada,me ajudou muito no dever

    ResponderExcluir